“O Brasil, que tem toda a possibilidade de ser um super protagonista nos esportes, e é em muitos casos, peca por uma dificuldade especial, que é a Gestão de suas instituições esportivas, […] e eis aí o campo do profissional Administrador. E nada mais importante do que a gestão esportiva, pelos recursos que mobiliza, pela emoção que suscita na população, pelo tipo de preservação da cultura, que vincula corpo são e mente sã. Esse é um simbolismo, porque a Academia não se interessou até hoje, no Brasil, por dar, de forma profunda, e em extensão, programas ligados à gestão esportiva. É essa linha de cursos presencias que a Universidade Corporativa pretende manter, além de nos aprofundarmos nessa experiência”, Adm. Wagner Siqueira, diretor-geral da UCAdm e conselheiro federal pelo Rio de Janeiro.

As primeira aulas da Jornada Carioca de Gestão do Esporte foram realizadas na última quinta-feira (3) e no sábado (5), no auditório do CRA-RJ, e contou com a apresentação do professor João Henrique Areias, especialista em Marketing Esportivo; do mestre em psicopedagogia Tufic Derzi e com palestra do deputado federal e campeão pan-americano de natação Luiz Lima. Na abertura, participaram também o diretor-geral da UCAdm Adm. Wagner Siqueira e os coordenadores do curso Adm. Alexey Carvalho e Mauro Macedo. O projeto é idealizado pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, por meio da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm).

Em sua exposição, Areias contou um pouco de sua trajetória profissional, envolvendo Gestão e Marketing no futebol, criação do Clube dos 13, sua participação na eleição do ex-presidente do Flamengo – Adm. Eduardo Bandeira de Mello, além de outras questões.

Entre muitos aspectos abordados, Areias trouxe definições sobre Gestão, como sendo ‘a administração de recursos humanos, materiais e financeiros, orientada para atingir objetivos planejados por uma organização ou indivíduo’, e Marketing, que ele subdividiu em Marketing do Esporte, que ‘é o conjunto de processos e ferramentas que permitem identificar as necessidades, orientar produtos ao mercado, captar e manter clientes satisfeitos’, e Marketing através do Esporte, que seria ‘a utilização do esporte como plataforma de comunicação e marketing por entidades públicas ou privadas’.

Areias ainda chamou a atenção para que o profissional de Gestão e Marketing Esportivo assuma a responsabilidade de cuidar da imagem de clubes e jogadores, sem negligenciar a boa capacitação na área.