O Administrador e a Gestão de Saneamento: Um Campo Estratégico

A gestão de saneamento e dos recursos hídricos está entre os desafios mais urgentes e estratégicos do nosso país. Trata-se de um setor essencial para a saúde pública, para o desenvolvimento econômico sustentável e para a qualidade de vida da população. Contudo, ainda é um campo pouco ocupado pelos administradores, apesar das amplas possibilidades e necessidades que se apresentam para a nossa atuação profissional.

A execução de políticas e projetos de saneamento básico, abastecimento de água, tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos envolve, inegavelmente, atividades típicas da administração: planejamento, controle, gestão de processos, avaliação de desempenho, coordenação de equipes e liderança organizacional. Além disso, exige visão sistêmica, capacidade de análise estratégica, gestão de contratos complexos e articulação entre diversos atores públicos e privados.

saneamentoInfelizmente, esse campo de atuação ainda é pouco explorado pelos administradores, que muitas vezes deixam de reconhecer nesse segmento uma extensão natural da sua atividade-fim: a gestão eficiente e responsável de organizações e recursos.

No Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), entendemos a importância de estimular a presença dos administradores neste setor vital. Por isso, instituímos uma Comissão Especial de Saneamento e Recursos Hídricos, que reúne especialistas, profissionais e estudiosos comprometidos com a ampliação do espaço e da atuação do administrador nesse campo.

Além disso, o CRA-RJ mantém um convênio com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), sempre participando ativamente de eventos, seminários e podcasts, com o objetivo de trazer luz para o papel fundamental do administrador na gestão do saneamento e dos recursos hídricos. Essa parceria estratégica fortalece a presença da nossa profissão nesse segmento e amplia as oportunidades de diálogo e colaboração com outros profissionais e instituições do setor.

Precisamos, enquanto categoria, olhar sempre para a atividade-fim da nossa profissão: a gestão. E é exatamente nisso que somos especialistas. O setor de saneamento e recursos hídricos é um espaço que exige profissionais preparados para garantir qualidade, eficiência, inovação e responsabilidade social — todas competências inerentes à formação do administrador.

O CRA-RJ segue comprometido em ampliar e fortalecer a presença do administrador neste campo estratégico, oferecendo suporte, capacitação e reconhecimento àqueles que desejam atuar e fazer a diferença na gestão de recursos que são vitais para o presente e o futuro da sociedade.

Adm. Wagner Siqueira

Presidente do CRA-RJ e do Fórum Est. dos Conselhos Profissionais do RJ

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x