Como entender a necessidade de um cliente e ajudá-lo a encontrar a melhor solução diante de problemas organizacionais? Essa é a proposta do livro “Estratégias de Intervenção em Consultoria de Organização”, de Wagner Siqueira. Disponível como E-book e impresso na Amazon, a obra tem como objetivo preencher uma lacuna na literatura especializada e discutir sobre como se dão as intervenções diretas entre aquele que ajuda e os que devem ser ajudados.

 

Para o autor, o cliente – o que deve ser ajudado – deve sempre ser tratado como único e singular, assim como os problemas que vivencia, os mais variados, com situações bastante distintas umas das outras.

 

– O ponto central dos problemas do Cliente é o que determina a escolha da estratégia adequada a ser adotada caso a caso. Mas nem sempre é assim que ocorre – diz.

 

Siqueira explica que o grande problema são os vícios da profissão. Isso acontece quando o consultor se concentra muito na opinião pessoal ou confia demais na própria experiência.

 

Necessidades do cliente

Para o consultor de organização, as interações de ajuda não podem se orientar sempre por uma mesma estratégia de preferência do Consultor, que traduza os seus conceitos, experiência, temperamento e estilo pessoal. “As interações devem se ajustar às necessidades sentidas do Cliente e não às vivências do consultor”.

 

O especialista comenta ainda que muitos consultores normalmente têm uma forma de intervenção-padrão consolidada ao longo de sua trajetória pessoal e profissional à qual recorre indistintamente em todas as circunstâncias. “Não se pode usar a mesma fórmula para resolver todos os problemas. O trabalho com cada cliente envolve outras dinâmicas e situações, diferentes necessidades e, consequentemente, a busca de novas soluções”.

 

– Por esse motivo, é muito importante discutir e operacionalizar a necessidade de aplicação de distintas habilidades de intervenção nas relações de apoio ao cliente, com especial destaque para os modelos catártico, catalítico, por confrontação, prescritivo e sistêmico – ressalta.

 

Público-alvo

O livro apresenta casos reais visando possibilidades de enriquecimento pessoal no desenvolvimento de papéis e funções do profissional como educador, realizador de tarefas e líder de pessoas e de programas.

 

A obra é voltada para aqueles que se dedicam à própria consultoria de organização, mas também às derivações de especialização que a dinâmica moderna impõe hoje, como, counseling, coaching e o mentoring. Também é indicada aos estudiosos em ciências sociais, além de diretores executivos, dirigentes, gerentes e supervisores corporativos, de organizações empresariais e não-lucrativas.

 

– A proposta é oferecer um guia para ajudar consultores e executivos a melhor avaliar suas abordagens e descobrir possibilidades visíveis, mas não percebidas ainda, de contribuição à consultoria, para as quais antes não se dava a devida atenção – diz.

 

Sobre o autor:

Consultor de organização e autor de livros sobre gestão e administração, Wagner Siqueira é administrador. Foi Presidente do Conselho Federal de Administração e do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Foi Secretário de Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro, Presidente do Riocentro e Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura do Rio, além de exercer muitos outros cargos na Administração pública e privada.

 

Ficha Técnica

Nome do livro: Estratégias de Intervenção em Consultoria de Organização

Autor: Wagner Siqueira

Valor:

Link para comprar:

https://www.amazon.com.br/Estrat%C3%A9gias-Interven%C3%A7%C3%A3o-em-Consultoria-Organiza%C3%A7%C3%A3o/dp/6500183843

 

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