Qual o seu estilo de liderança?

Há realmente um estilo ideal de liderança para qualquer situação, ou seria a liderança situacional bem mais eficaz para as necessidades prementes do mundo das organizações corporativas em particular e do universo da sociedade em geral?

Esta questão certamente suscita a busca da identificação da razão de ser da maioria dos comportamentos e de atitudes gerenciais no cotidiano do trabalho e na interrelação de pessoas, umas com as outras, para a consecução de propósitos e de objetivos comuns.

Da opção pelo estilo ideal de liderança ou pela liderança situacional depende preponderantemente o comportamento do gerente.

A grande maioria dos que exercem funções gerenciais não têm consciência de que essa opção seja um imperativo categórico de seus comportamentos, e da sua relevância e repercussões sobre o cotidiano organizacional. Muito menos de que a opção que fazem se releva a cada ato gerencial que praticam.

O estilo de liderança praticado inspira ou perverte o comportamento dos liderados. Qual o seu estilo gerencial? Você dele tem consciência ou nunca pensou nisso?

 

Wagner Siqueira é consultor de organização, diretor-geral da UCAdm – Universidade Corporativa do Administrador e conselheiro federal junto ao CFA. Autor dos livros “Estratégias de Intervenção em Consultoria de Organização” (de 2021, publicado pela Amazon); “As Organizações São Morais?” (de 2014, Editora Qualitymark), “As Seitas Organizacionais” (de 2005, Editora Fundo de Cultura) entre outros.