Empresas Miram Experiência Do ClienteNa edição de abril/2021, a revista Pequenas Empresas &Grandes Negócios informa, com destaque, que, em 2021, 65% das companhias darão maior foco à estratégia de mirar a experiência do cliente e, para isso, terão de acelerar a adoção da nuvem. E continua: “as empresas brasileiras pretendem aumentar, em 10%, os investimentos em software, hardware e serviços de tecnologia da informação ainda este ano”.

A estimativa está no relatório IDC Predictions Brazil 2021, produzido pela International Data Corporation (IDC). O documento indica que, após um ano de retração, metade das corporações tem intenção de investir em tecnologia. E 65% delas têm como foco a experiência do cliente.

Anunciada pela Revista como se fosse uma enorme novidade, é claro, num país que tem como marca o obscurantismo e o servilismo científico tecnológico, a intenção que o mundo corporativo pretende efetivar acaba sendo mesmo uma notícia a ser destacada. Mas isto que a matéria exalta como pioneirismo já existe, desde 2012, em pleno funcionamento, com a implantação do SIFA, numa experiência mais do que consolidada no CRA-RJ – Conselho Regional de Administração RJ.

Seria bom que essas empresas inovadoras e a própria Revista, que pretendem adentrar à Economia 4. 0, fossem dar uma olhada em busca de inspiração numa experiência tão bem-sucedida num caso efetivamente concreto. Tudo o que a Revista afirma que será realizado pelo mundo corporativo brasileiro este ano pode ser conhecido em avant-première em plena operação no CRA-RJ. E tudo funciona há 9 anos, apesar de as vicissitudes de ser uma autarquia federal sujeita sempre às amarras e às irracionalidades da burocracia estatal.

De fato, no CRA-RJ para garantir a implementação de soluções “digital first” foi preciso investir em plena automação, num sistema totalmente integrado entre todas as suas funções de atividades-fim e atividades-meio, entre todos os seus colaboradores, registrados como pessoas físicas e pessoas jurídicas, e o público em geral. Não há função que não esteja integrada, e que não seja operada dentro do sistema SIFA.

Assim, o CRA-RJ permite que todos os seus usuários, clientes ou não, registrados ou não, sejam atendidos 24 horas por dia, 7 dias da semana, todos os dias do ano, sem interrupções e com fluidez entre os diferentes canais de contato e de acesso. Realizam todas as operações, repito todas, só por via digital, através do atendimento corporativo, autoatendimento e pelo APP.

O CRA-RJ está fechado, em total home office, desde o início da pandemia do covid-19, em março do ano passado. E os usuários nem se dão conta disso. Tudo funciona normalmente: os serviços como pagamentos, registros e acervos, emissão de certidões,  processos de fiscalização e de registro, reuniões plenárias, orientação sociojurídicas,  ações administrativas e judiciais inerentes à missão do órgão, cobranças em dívida ativa, orientação aos profissionais, eventos, palestras e seminários, dashboards, contabilidade automática, rede social, módulo Adm Empregos, UCAdm – Universidade Corporativa do Administrador, com 40 mil alunos, biblioteca digital, CRA Play com rádio e tv, espaço opinião, ouvidoria, trâmite de processos digitais em geral, análise de resultados e contabilidade integrada, auditoria sistêmica. Tudo funciona digitalmente para atender e em nuvem pela AMAZON, inclusive assinatura de documentos. Aliás, não se sabe o que seja usar papel desde a implantação.

Se houver alguma certificação de software green, o CRA-RJ/ SIFA é hours concours. Tudo tratado digitalmente, inclusive as assinaturas de documentos. Novidades amplamente divulgadas como revolucionárias e seguras após início da pandemia, como as “assinaturas eletrônicas”, já fazem parte, há muito tempo, do cotidiano do CRA-RJ.

A operação em nuvem pela AMAZON, neste contexto de plena integração operacional, mostra-se muitíssimo importante para garantir a resiliência dos distintos sistemas operacionais e, principalmente, do seu conceito de gestão centrada no usuário.

É evidente que o CRA-RJ entende que os sistemas operacionais integrados e em nuvem, como concebidos e implementados pelo SIFA, garantem plena disponibilidade de dados a qualquer momento e de qualquer lugar, por aplicativos disponíveis para acesso às funções desejadas, além do compartilhamento de informações e de dados em tempo real.

Caro empresário, já que você deseja mirar a experiência do cliente como estratégia de gestão de seus negócios, conheça o que se faz no CRA-RJ com o seu SIFA, uma experiência avant la lettre em tecnologia de ponta no Brasil.