Tão importante quanto a incorporação de experiências do passado é a antecipação do futuro. As duas percepções temporais permitem ao indivíduo como pessoa e profissional diagnosticar melhor sua atuação na sociedade em que vive e, por extensão, na organização em que atua.
Administrar a inovação é a tarefa essencial do Administrador. Como transformar o novo no economicamente produtivo é o seu desafio cotidiano em busca da excelência de desempenho.
Através dos Ciclos de Debates Culturais, um programa educacional de estudos da gestão das organizações através das artes, o CFA – Conselho Federal de Administração pretende oferecer simultaneamente aos participantes uma oportunidade sui-generis de reflexão sobre as intervenções dos Administradores na integração das necessidades ambientais e organizacionais, sobre os impactos dos estilos de liderança praticados pelos empreendedores, e sobre as necessidades de adaptação e de desenvolvimento das modelagens organizacionais aos desafios provocados pela alucinante inovação tecnológica.
Qual o papel do Administrador como gestor de mudança e quais as suas responsabilidades junto à ambiência organizacional em que desempenha suas atividades?
A discussão do premiado filme Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno, representante brasileiro no Festival de Cannes em 1978, é um típico caso brasileiro de inovação gerencial e um registro cinematográfico singular da vida do legendário industrial nordestino, que alterou os padrões de vida de sua época e estabeleceu importantes marcos para o desenvolvimento nacional.
Mais do que a mera reedição de um Barão de Mauá Nordestino, Delmiro Gouveia também provocou mudanças tectônicas próprias na realidade brasileira: não só pela exploração pioneira da Usina de Paulo Afonso, no Rio São Francisco, como também por garantir à Cidade da Pedra, hoje Cidade Delmiro Gouveia em Alagoas, então sede de seu empreendimento industrial, a melhor qualidade de vida urbana de todo o País à época, assim como os melhores sistemas operacionais de saneamento e de luz elétrica, de educação e de saúde, de transporte e de previdência social.
A análise e a avaliação crítica do filme Delmiro Gouveia à luz das teorias das organizações traçarão o paralelo conceptual e operacional existente entre a vida real do personagem e as características e peculiaridades dos estilos de liderança adotados por dirigentes empresariais inovadores.
Ao lado da transmissão de conhecimentos tradicionalmente entendida como “técnicos” é mister utilizar-se outros recursos educacionais conducentes à ampliação de perspectivas dos participantes, ao posicionamento do homem como ser integral e em constante desenvolvimento.
Nada melhor para se analisar e se compreender a vida dentro das organizações do que partir da constatação de como é a vida fora delas, que similitudes e distanciamentos apresentam.
A matéria-prima encontra-se nas obras e em exemplos fornecidos ao longo dos tempos através de manifestações artístico-culturais: teatro, cinema, história, a música, literatura, pintura e assim por diante.
Existe melhor maneira de estudar o aspecto inovação, e todas as demais dimensões das funções gerenciais, no mundo das organizações e no universo da sociedade?
Achamos que não!
Por isso, fica aqui o convite para que você mergulhe conosco nesse universo do conhecimento organizacional ainda a descobrir, de reflexão e de análise, de intercâmbio de aprendizagens, e de mudança.
Caro Wagner.
Conheço a história de Delmiro Gouveia desde os anos de estudante do ensino técnico.
Até hoje, não entendo porque o valor empresarial e sua história é pouco conhecida se comparada a do Barão de Mauá.
O fato de estudá-lo com nosso “olhar administrador”, com certeza permitirá ampliação de horizontes para os profissionais de Administração.
Sugiro que hajam outros estudos focados em nossa área, considerando outros empresarios brasileiros(ainda vivos ou não) e intelecuais importantes, como, por exemplo, o olhar geográfico de Milton Santos e outros.
Nelson,
A história oficial brasileira e, sempre contaminada com por vieses ideológicos de direita e de esquerda ou por interesses pstrimonialisticos. O caso de Delmiro Gouveia e’ paradigmático. Também me incomoda o apagão conferido ao empresário americano Percival Farquhar, um ilustre desconhecido da quase totalidade das elites cultas do País.