Por certo você facilmente identifica em seu escritório quem tem a mesa mais bem organizada, aquele que mantém tudo em seus devidos lugares, com todos os objetos dispostos rigorosamente prontos para serem utilizados. É claro que você também sabe que essa pessoa normalmente tende a reagir a quaisquer mudanças de seu cotidiano, seja na simples rearrumação dos móveis, na disposição dos utensílios e da decoração c. principalmente, na forma em que são realizadas as tarefas do dia-a-dia.
Em geral, o Sistemático é o que sempre se apresenta como voluntário para tomar conta do tempo das reuniões de que participa. Pessoas assim são organizadas e meticulosas, sempre têm o lugar adequado para tudo e detestam ver seus objetos fora do lugar. Reagem à mudança c, raramente, fazem algo sob o impulso do momento. Cerebrais, recusam-se a ceder às emoções. Empenham-se na análise dos problemas com os quais se defrontam e adoram se dedicar aos aspectos menores e aos detalhes e minudências que os outros menosprezam ou desconsideram.
Toda vez que você se relacionar com pessoas que tenham essas características, lembre-se de que elas preferem ouvir do que falar e, assim, prepare-se para manter a iniciativa do diálogo. Se tiver a expectativa que o ajudem a resolver algum problema, seja comedido ao lhes passar os detalhes. Não jogue sobre elas tudo de uma só vez. Essas pessoas preferem analisar cada coisa separadamente, em partes, e tratar uma a uma a seu tempo. Julgam os seus interlocutores pela organização, precisão e clareza do que dizem e escrevem. Passe-lhes as tarefas seguindo a sequencia dos eventos ou atividades, em ordem, deixando-os livremente comentar passo a passo o que desejarem. Não espere que se saíam bem em trabalho de grupo. Não têm paciência para ouvir os desvios de objetividade na comunicação dos interlocutores. Preferem realizar atividades solitárias, em que possam se desincumbir de tudo sozinhos. Embora não sejam destituídos de senso de humor, levam muito a sério o que fazem.
Evite envolvê-los em brincadeiras quando estiverem ocupados. Isto os irrita. Não os peça também que atuem como consultores, mentores ou conselheiros de seus colegas menos experientes. Detestam o desempenho dessas funções educacionais. No entanto, tendem a seguir fielmente os conselhos e sugestões que recebem, especialmente quando percebem que lhes serão úteis.
Que artigo maravilhoso! Me descreveu perfeitamente. Já fui muito julgada, e eu mesma já me culpei bastante por ser metódica, prezar por organização no ambiente de trabalho e, principalmente, por gostar de trabalhar mais só do que em grupo, pois dessa forma sinto que desenvolvo melhor minhas ideias e as coloco em prática com mais eficácia. Fico muito feliz quando vejo líderes que se importam verdadeiramente pela individualidade de cada funcionário e a partir disto, prezam para que ele possa desenvolver melhor suas habilidades dentro de sua função, sem perder sua autenticidade. Acredito que dessa forma, todos saem ganhando: funcionário, patrão e empresa.
Puxa, Monica, o seu depoimento me gratifica enormemente. Fico muito feliz mesmo
Muito obrigado
Wagnerj Siqueira, fez-me lembrar quando na década de 70/80 trabalhei como Coordenador e/ou Lider de Projetos. e na decada de 90 como profissional de marketing, propaganda e vendas.Nos grupos sempre existiu os extremos : o super organizado, conforme descrito no seu artigo e o super desorganizado que sabia onde as coisas estavam em sua desorganização.Sabia que os sucessos dos Projetos que eu era responsável dependiam de como alocar cada um no contexto do projeto.
Puxa, Jorge, que legal o seu depoimento. Me animam a escrever e compartilhar reflexões. Em especial quando retratam experiências vivenciadas como a que você descreve. A prática confirma o texto, muito bom mesmo. Serve para muitos que não a vivenciaram e muito mais ainda para mim para consolidar temas a partir da realidade descrita.
Muito obrigado mesmo por sua palavra
Toda reflexão é válida! Ninguém é dono da verdade! Por isso a reflexão, e vamos dizer assim a digestão do que é dito é feita por etapas! Acredito que cada função exercida numa empresa requer um perfil diferente de pessoa ! Sendo assim viva as diferenças! Ninguém é super homem! Ninguém faz tudo e bem! Temos que ter o cuidado de não criarmos fôrmas de pessoas. Para não sermos preconceituosos. E como todo ser humano aprendemos e crescemos! Outra questão é o nosso olhar! Vemos aquilo que queremos ver! Então existe uma certa relatividade naquilo que vemos! Nossa visão tende e ser superficial! A visão profunda dá trabalho! Somente vemos quilo que nos interessa! Boa semana!