Print Friendly, PDF & Email
Na busca por novos enfoques que destaquem e promovam a Administração Profissional como instrumento fundamental para o processo de crescimento das empresas e da sociedade, aqui estão mais algumas propostas de ações transformadoras:
– Criação da WikiAdm, uma área web livre e colaborativa para inserção de termos, artigos, mídias, notícias, livros sobre gestão. Fazer do Sistema CFA/CRAs referência informacional em Administração.
– Fomentar ampla discussão nacional para aprovação das Normas Brasileiras de Administração.
– Discussão e Reforma do CEPA – Código de Ética dos Profissionais de Administração, frente às novas exigências da sociedade.
– Criação da Câmara Nacional de Mediação e Arbitragem(CNMAdm), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e demais instituições pertinentes.
– Atualização da normatização e controle do uso do Símbolo da Profissão.
– Oferta anual do Fórum Internacional de Administração(1º semestre) e do ENBRA – Encontro Brasileiro de Administração (2º semestre), com aporte financeiro permanente do CFA para a realização de eventos de elevado nível técnico-institucional.
– Criação de Fóruns Regionais bienais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com apoio técnico e financeiro do CFA.
– Instituição de novos formatos para os Prêmios Belmiro Siqueira e Guerreiro Ramos, com a criação de portais online permanentes para a inserção da produção intelectual, de forma a que sejam automaticamente reabertos a cada encerramento de premiação.
Instituição do Prêmio Literário de Administração Professor Idalberto Chiavenato, para premiação de autores nacionais. Por muitos anos, o Prêmio Brahma de Administração protagonizou a maior premiação da produção nacional em livros de Administração. Ajustado aos tempos atuais, a criação deste prêmio contemplará apenas livros publicados e prestará uma justa homenagem e reconhecimento ao Prof. Chiavenato pelo conjunto de sua obra, nacional e internacionalmente consagrada.
– Instituição do Prêmio Delmiro Gouveia, premiação bienal destinada ao reconhecimento da profissão e aos casos de sucesso concreto de empreendedorismo e de inovação organizacional, start-ups, pesquisas, estudos e teses dedicadas ao desenvolvimento do tema, independentemente de que tais itens possam constar ou não das demais premiações promovidas pelo Sistema CFA/CRAs. O título da premiação – Delmiro Gouveia – expressa o reconhecimento a mais importante experiência de empreendedorismo e de inovação organizacional já produzida em nosso País, no interior do Nordeste brasileiro, na virada do século XX, sob condições absolutamente adversas. Muito pouco conhecido no Brasil, resgatar a contribuição do nordestino empreendedor Delmiro Gouveia faz parte do conhecimento necessário de todos que se dedicam ao estudo e à prática de gestão das organizações.
– Fórum Permanente de Administração, com discussão, debate e posicionamento dos grandes temas nacionais, colocando os administradores e tecnólogos como agentes de efetiva transformação da sociedade. É preciso institucionalizar a participação da categoria nos temas nacionais e regionais, dar-lhe voz e vez, implementar ações efetivas consequentes à luta.
– Promoção de Fórum exclusivo para debate e de ampla discussão nacional da aplicação e uso do Exame de Suficiência em nosso Sistema.
– Promoção de Fórum de debate e de ampla discussão nacional sobre a possibilidade do Registro de Mestres e Doutores não graduados em Administração em nosso Sistema.
– Promoção de Fórum de debate e de ampla discussão nacional sobre a possibilidade do Registro de Técnicos de Administração de Nível Médio em nosso Sistema.
– Busca de propostas convergentes e ações comuns com os movimentos sociais de representação da profissão – sindicatos e federações – objetivando a melhoria da valorização da categoria no mercado de trabalho e perante a sociedade. Buscar a sinergia convergente entre o conselho e o sindicato em prol das lutas comuns da comunidade profissional.