Por Érika dos Anjos |

No mês de setembro, o Adm. Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro e diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador, realizou três palestras em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e recebeu a comenda de mérito profissional, chamada ‘Estatuilla Cadeb’, por seu destaque no exercício da profissão em toda América Latina, constituindo um exemplo a ser seguido pelos profissionais. A premiação foi conferida pela primeira vez pelo Colegio de Administradores de Bolivia (Cadeb). Além disso, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre a UCAdm e a Universidad Autónoma Gabriel René Moreno.

A primeira apresentação aconteceu na Universidad Tecnológica Privada de Santa Cruz de la Sierra, como palestra magna do 10º Congresso Nacional de Administração da Cadeb , e teve como tema principal ‘Administração: o antídoto contra a corrupção’, onde o Administrador ilustrou os pecados capitais da área que corroboram para a proliferação de comportamentos corruptos:

 

  • Excesso de Controles;
  • Estado a serviço do mercado;
  • Quem executa não controla, quem decide não avalia, quem acusa não julga;
  • Ser obsoleto;
  • O Estado se torna cada vez maior e menos eficiente;
  • Perda do sentido do bem comum;
  • A quem mais tem, mais será dado;
  • Paralisia política e impasse institucional.

A segunda e terceira palestra foi ‘Gerentes que Duram’ baseada no livro homônimo do Adm. Wagner Siqueira que visa transpor um conjunto de competências que permitiram ao autor merecer o reconhecimento preservado ao longo de toda sua carreira profissional (o livro está disponível na biblioteca virtual do CRA-RJ). Estas exposições aconteceram na Facultad de Ciencias Económicas, Administrativas e Financieras da Bolívia – Universidad Autónoma Gabriel René Moreno – e em um curso de graduação tecnológica da cidade.

Para o diretor geral da UCAdm, esta foi uma oportunidade única de mostrar o trabalho feito pelo Brasil em prol da Administração da América Latina e mundial.

“Estou extremamente honrado. Recebo este prêmio não de forma pessoal, mas em nome de todos os profissionais da Administração do Brasil que estão anonimamente em seus postos de trabalho trabalhando para o engrandecimento da profissão não só no nosso país, mas como um todo”, salientou Siqueira.

Convênio com a UCAdm

Em sua estadia na Bolívia, o diretor e a decana Juana Borja Saavedra assinaram um convênio de cooperação entre a Universidad Autónoma Gabriel René Moreno e a Universidade Corporativa do Administrador visando a formação de profissionais de alta competitividade, realizando ‘atividades de capacitação, investigação, extensão e interação social; difusão e transferência de conhecimento’ entre ambas instituições.

Além deste, a UCAdm já firmou internacionalmente convênios com a Organização Latinoamericana de Administração (OLA), com a Asociación de Licenciados en Administración de Mendoza (ALAM) e com a Asociación de Técnicos Universitários en Administración del Uruguay (A.T.U.A.D.U), alcançando 21 países na América Latina.

Fonte: Comunicação CRA-RJ