2025 é um ano especial. Além de comemorar os 60 anos da regulamentação do exercício da profissional de administrador, sancionada pela lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, celebramos os resultados da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm).

No primeiro ano já ficamos impressionados com os números: mais de 30 mil inscritos. No segundo ano, atingimos 38.286 estudantes e profissionais de todas as regiões do país. Eles aceitaram o desafio de entrar nessa grande jornada de conhecimento, propósito e cidadania. Foram 510 municípios representados, 1.391 professores envolvidos e mais de 7 mil premiados com medalhas e menções honrosas.
O Nível 1, voltado para estudantes do Ensino Médio e Técnico, concentrou a maior parte das premiações, com 203 medalhas de ouro, 194 de prata, 203 de bronze e 5.692 menções honrosas. Já o Nível 2, para estudantes do Ensino Superior e profissionais, totalizou 48 medalhas de ouro, 60 de prata, 50 de bronze e 909 menções honrosas.

Muito além de uma competição, a OBAdm se consolida como um instrumento estratégico de educação voltado à construção de lideranças conscientes, capazes de pensar o país a partir dos grandes desafios contemporâneos. A olimpíada é promovida pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) com o propósito claro de aliar o saber técnico à ética, aos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Os temas abordados na edição de 2025 — educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), ação climática (ODS 13) e instituições eficazes (ODS 16) — não foram escolhidos ao acaso. Representam pilares fundamentais para a formação de administradores comprometidos com o futuro do país. A OBAdm faz com que os participantes enfrentem problemas reais, estimulando a cada um a pensar em soluções estratégicas e sustentáveis. O objetivo é formar gestores que pensem no futuro.
A OBAdm também reafirma o papel das instituições na promoção de uma educação pública de qualidade, gratuita e transformadora. A adesão massiva de instituições públicas e privadas de todo o Brasil comprova que há sede por conhecimento aliado à ética e à inovação.
Agradecemos ainda o apoio fundamental do Banco BTG Pactual e a parceria com o portal Administradores.com e o CIEE RJ, que acreditam conosco nesse projeto de impacto nacional.
Mais do que formar bons profissionais, precisamos formar bons cidadãos. A OBAdm é uma convocação: por uma nova geração de gestores capazes de pensar além do lucro, de administrar com valores e de transformar a realidade com competência e coragem.

(*) Adm. Wagner Siqueira é presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) e Coordenador-Geral da Olimpíada Brasileira de Administração (OBAdm)